quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dor no calcanhar

Todos os dias nós exercemos uma carga enorme sobre nossos pés, e a principal
região que recebe toda essa carga do corpo e distribui para o restante dos
pés é a região do calcanhar. O componente principal e que dá nome à região
é o osso calcâneo, que é um osso com formato parecido com um cubo e é muito
forte, para conseguir suportar a carga nele imposta.
No calcanhar temos muitas estruturas, como tendões e ligamentos. A região é
ligada diretamente ao Tendão de Aquiles e à fáscia plantar, que são,
frequentemente, acometidas por patologias crônicas e de difícil tratamento,
como a fascite plantar e a tendinite de calcâneo. Outra estrutura relacionada
com a região do calcanhar e que sofre muito com lesões, geralmente agudas,
é o tornozelo, local frequente de entorses e fraturas.
A dor no calcanhar é a dor mais comum dos pés e uma das dores mais comuns do corpo. As suas causas são multifatoriais, isto é, muitos fatores podem influenciar e ocasionar a dor nessa região, como: o alinhamento natural da pessoa, algum trauma (como fraturas ou entorses), excesso de carga, calçados inadequados, erros de pisada, entre outros que serão abordados com mais detalhes a seguir.

O alinhamento e a dor no calcanhar

O alinhamento dos pés tem uma relação íntima com muitas patologias. O melhor e mais natural alinhamento para o calcanhar é o neutro, no qual as forças serão aplicadas igualmente entre os lados e nem o lado de dentro (medial) nem o de fora (lateral) sofrerá uma sobrecarga, diminuindo a chance de lesão.
Quando existe um alinhamento em varo, o calcanhar é para dentro e, normalmente, esse tipo de pisada é supinada, pois a maior força será exercida na parte externa do pé. Esse tipo de alinhamento e pisada estão muito relacionados com dores no quinto metatarso, fascite plantar, tendinites dos músculos laterais (fibulares) e dores nos maléolos, pois comprime as estruturas de dentro do pé e estira as estruturas que estão do fora do pé.
No alinhamento em valgo, as estruturas de dentro do pé ficam estiradas e as de fora comprimidas, isso está ligado à pisada pronadae as pressões são maiores na parte medial (de dentro) do pé. Esse alinhamento pode estar relacionado à insuficiência do músculo tibial posterior, dores nos maléolos, dores no arco plantar, fascite plantar, dor no primeiro metatarso, sesamoidite e dores no dedão.
Além das patologias citadas, os desalinhamentos de calcanhar alterarão as linhas de força que são direcionadas ao tendão de Aquiles, podendo gerar uma tendinite de calcâneo, ou, até uma bursite retrocalcânea.

A sobrecarga e a dor no calcanhar

O excesso de carga é um dos principais vilões quando se fala de dor no calcanhar, seja pelo excesso de peso, que não sobrecarregará somente os pés, mas o sistema musculoesquelético inteiro, por um aumento das cargas de treino ou por uma pisada inadequada, que pode gerar pressões muito grandes em determinadas áreas dos pés e acarretar dores.
Se a pessoa aplica uma pressão muito grande, enquanto caminha ou corre, na região do calcanhar, significa que existe uma descarga de peso muito grande naquela região e que o nosso corpo pode não absorver essa carga com eficiência, levando a lesões no local.
Para avaliação da pressão nos pés é feito um exame de baropodometria, que avalia todas as pressões exercidas nos pés durante o caminhar, e, esse exame, indica se existe uma sobrecarga nos calcanhares, como o exemplo abaixo:
dor calcanhar baropodometria pressao

Nenhum comentário:

Postar um comentário