quinta-feira, 12 de abril de 2018

Dor na sola do pé

Principais causas e seus tratamentos

Outras possíveis causas de dor na sola do pé podem ser:
  • Esporão do calcâneo que causa dor no calcanhar e também na sola do pé: Colocar uma bolsa fria pode ajudar, mas existem mais tratamentos caseiros para aliviar os sintomas.
  • Inflamação da fáscia, um tecido que reveste os tendões na planta do pé: Usar bolsa de água fria ou mergulhar os pés na água fria com cubos de gelo. 
  • Inflamação dos metatarsos, que causa dor no peito de pé: Usar bolsa de água fria ou mergulhar os pés na água fria com cubos de gelo.
  • Entorse do pé: Deitar de barriga para cima e elevar os pés, envolvendo uma compressa gelada.
  • Excesso de atividade física: Deve descansar com os pés elevados e pode fazer um escalda pés com água morna ou fria;
  • Pé plano ou pé torto: Fazer fisioterapia para corrigir a curva do pé, pode ser preciso usar palmilhas ou sapatos ortopédicos. 
  • Forma de pisar errada: Fazer fisioterapia para corrigir a forma de pisar o pé no chão, um bom tratamento é a reeducação postural global.
  • Ter uma perna mais curta do que a outra: usar palmilhas para igualar o comprimento das pernas, nos casos mais graves pode ser necessária cirurgia. Saiba mais sobre o tratamento da perna curta.
Para identificar e tratar a dor nos pés é aconselhada uma consulta com um ortopedista, especialmente quando ela se mantém por mais de 3 dias.

Tratamento caseiro 

Um bom exemplo de tratamento caseiro para a dor na sola do pé é retirar o sapato e fazer um simples alongamento, posicionando a mão de forma que segure os dedos dos pés, trazendo-os em direção à sua barriga. Os dedos devem ser mantidos nesta posição por, aproximadamente, 1 minuto e este movimento deve ser repetido, no mínimo, 3 vezes, para ter o efeito esperado.
Fazer uma massagem nos pés é também uma forma rápida e fácil de acabar com a dor no pé. Para realizá-la, basta passar um pouquinho de creme hidratante nos pés e, com a parte mais fofinha da mão e os polegares, ir pressionado um pouco todo o pé, insistindo mais nas regiões mais doloridas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário